terça-feira, 21 de julho de 2009

Animal salvo de predadores humanos

TAMANDUÁ ENCONTRADO NA CIDADE DE BARAÚNA-PB ( TÍPICO DO CERRADO)
No dia 20 de Julho de 2009, Às 9 da manhã o Sr. Cicero Justino encontrou um tamanduá na rua 29 de Abril desta cidade, o Sr. Igor comunicou ao Secretário Mun. de Meio Ambiente ( Olavo) o qual procurou o Prefeito Alyson José da Silva Azevedo que preocupado providenciou um carro para deixa-lo em uma reserva ecológica na UFCG de Cuité que também teve a participação do Sr. Jardel ( Agente de Saúde).





Dados informativos:
Nome binomial
Tamanduá tetradactyla
(Linnaeus, 1758)



O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, sendo encontrado da Venezuela ao Sul do Brasil. Possui cabeça, pernas e parte anterior do dorso de coloração amarelada, restante do corpo negro, formando uma espécie de colete, cauda longa e preênsil e patas anteriores com quatro grandes garras.
Tem hábitos preferencialmente noturnos, mas também costuma sair em busca de alimento durante o crepúsculo. Mamífero, prefere alimentar-se de insetos, sendo a formiga e o cupim seus preferidos. Utiliza as fortes garras para fazer um buraco no cupinzeiro e com a língua captura os insetos.
Esta espécie encontra-se ameaçada pela ação predatória dos homens, pela redução das florestas, pelas queimadas que eliminam sua fonte de alimento, pelos atropelamentos em rodovias que cruzam seu habitat natural e pelo ataque de cães domésticos.


Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Família: Myrmecophagidae
Género: Tamanduá
Espécie: T. tetradactyla












5 comentários:

  1. Parabens pelo salvamento deste animal, principalmente para os senhores Cicero, Jardel, e Igor, por esta bela atitude!

    ResponderExcluir
  2. Cícero,Igor e Jardel parabéns pela atitude que tiveram com este animal.Pois atualmente são poucas pessoas que se preocupam com a preservação dos animais, principalmente quando estes estão em extinção.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ato de coragem, continuem pensando no planeta...

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por vocês! Continuem defendendo os animais e o meio ambiente. O universo precisa de nós! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vocês do meio ambiente são demais! arriscar-se assim por um tamanduá, só tendo muito amor ao trabalho. Parabéns pela coragem! Ione Cavalcante

    ResponderExcluir

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...