terça-feira, 10 de setembro de 2013

Debate sobre Brasil Sem Miséria atrai participação de movimentos sociais

Líderes comunitários e representantes de segmentos populacionais envolvidos no combate à extrema pobreza avaliam que o espaço de diálogo com o governo federal é fundamental para aprimorar as políticas públicas e envolver a sociedade civil nas ações

Brasília, 10 – A participação social ajuda a aprimorar as políticas públicas no país, especialmente aquelas voltadas ao enfrentamento da extrema pobreza. Com este pensamento, líderes de movimentos sociais voltam a Brasília para a quarta edição dos ‘Diálogos Governo – Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria’, no próximo dia 19 no Palácio do Planalto. Mais uma vez, representantes do governo federal e lideranças comunitárias de todo país participam de um encontro para debater e aprofundar o processo de participação social em torno do plano de superação da extrema pobreza. 

A partir deste ano, os ‘Diálogos’ passaram a ser semestrais, em atendimento à demanda da sociedade civil. O governo reforçou o convite aos movimentos representativos da diversidade dos segmentos sociais envolvidos no tema do enfrentamento à pobreza. O evento terá a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além de outros ministros parceiros.

Essa proximidade com os ministros da área social do governo federal tem atraído representantes de movimentos populares que acreditam na resolutividade desse tipo de discussão. “É importante que são os ministros que participam do debate, que anotam tudo, cada sugestão de cada movimento social”, avalia a coordenadora de Ações Sociais da ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, Ana Paula Pinto de Souza.

A coordenadora, que participou da edição anterior dos ‘Diálogos’, em março, explica que seu trabalho de representatividade começa ainda no estado onde atua, o Rio de Janeiro, em contato direto com as secretarias municipais, “discutindo políticas públicas com o gestor da ponta”, resume. “Estamos em contato estreito com as Secretarias Municipais de Assistência Social e acumulamos reivindicações sobre como aprimorar os programas federais. Levaremos essa pauta para as discussões dos ‘Diálogos’”.

Ana Paula Pinto avalia que as ações de governo saem fortalecidas desse tipo de debate e que esse diálogo também é levado para os gestores nos municípios. “É um grande espaço para se conhecer profundamente todas as políticas públicas voltadas ao social e que são levadas às lideranças locais, garantindo uma grande ponte de comunicação”, avalia.

Ambiente democrático - Para o representante da Comissão Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Rocha, o governo criou um ambiente democrático com os ‘Diálogos’. “Entendemos ser um espaço de aproximação extremamente importante para os movimentos sociais e, para os catadores, um espaço para se levar nossas dificuldades, de como sofremos nos grandes centros urbanas, nos lixões e nas ruas”, enumera.

“O governo federal, envolvendo os movimentos sociais, construiu um espaço bastante democrático”, continua Rocha, que ainda explica que “o Brasil mais justo e solidário só será possível se as recomendações levadas a esses encontros continuem a se transformar em práticas e ações de governo”. O representante do Movimento Nacional de Catadores reuniu um conjunto de pautas, após uma sequência de debates estaduais, municipais e regionais, que serão levadas ao encontro no dia 19.
fonte:mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...