sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Principal benefício do Bolsa Família é manter as crianças na escola

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, Tereza Campello destaca o reflexo positivo do programa para a economia e para a educação de crianças e jovens. Ministra comemora ainda o avanço na qualificação profissional dos beneficiários

Brasília, 12 – O principal benefício do Programa Bolsa Família, que completa 10 anos em outubro, é garantir que as crianças estejam na sala de aula. “Hoje, a evasão escolar de crianças pobres no Brasil é muito menor do que a evasão média do resto da rede pública e isso acontece graças ao Bolsa Família”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello nesta quinta-feira (12). Ela foi a convidada do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em parceria com a Rede EBC.

Ao falar sobre as conquistas do Bolsa Família na última década, Tereza Campello comemorou o reflexo do benefício de transferência de renda sobre a formação educacional dos filhos de beneficiários. “O desempenho dessas crianças é muito melhor. O jovem do Bolsa Família tem hoje um desempenho acima da média dos jovens que não são do Bolsa Família e que estão na rede pública e isso se deve pelos 10 anos de história do Programa.” 

A ministra considera que a maioria da população reconhece a importância do Programa Bolsa Família para a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida e também para dinamizar a economia. “Hoje a agente consegue provar que o Bolsa Família não foi bom só para o beneficiário do Programa, pois a cada R$ 1 que a gente investe no Bolsa Família, retorna R$ 1,44 para a sociedade”, disse. “Ganha o beneficiário, ganham as crianças que estão na escola, mas ganha também a comunidade, porque as pessoas fomentam o comércio e serviços. Quem é comerciante e prestador de serviços sabe o valor que o Bolsa família tem para a sociedade brasileira.” 

Revisão cadastral – No Bom Dia, Ministro, Tereza Campello também reforçou a importância da revisão cadastral por todos os beneficiários do Bolsa Família que estejam há mais de dois anos sem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Até o dia 13 de dezembro, 1,6 milhão de famílias que estão nesta situação devem fazer a atualização das suas informações nas prefeituras, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nos pontos indicados pelo município. A não atualização dos dados dentro do prazo pode levar ao bloqueio, à suspensão e até ao cancelamento do benefício. 

A ministra informou também que, se a família tiver telefone celular, é importante informar o número de contato durante a revisão cadastral, com o intuito de melhorar a comunicação entre o Poder Público e as famílias. 

Qualificação profissional – Outro tema destacado pela ministra durante o programa foi avanço dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. Tereza Campello reafirmou a importância do programa como uma ação do governo de que visa qualificação profissional, em todo o Brasil. A ministra disse ainda que o governo está prestes a comemorar 700 mil matrículas de pessoas do Cadastro Único nestes cursos. Segundo ela, o governo deverá superar a meta de 1 milhão de matrículas nos cursos até 2014. 

O Pronatec Brasil Sem Miséria foi criado para atender à população mais vulnerável dentro do Cadastro Único. O programa conta com a parceria do Sistema S que, além de ofertar os cursos, também auxilia no processo de inserção dos alunos no mercado de trabalho. “O objetivo do Pronatec é melhorar os cursos de qualificação voltados para o público de baixa renda e de baixa qualificação e, para isso, o Governo federal paga o curso todo: a vaga, o transporte e o lanche, garantindo que esse beneficiário do Bolsa Família tenha acesso ao curso de qualificação profissional”, explicou a ministra. 

fonte:Ascom/MDS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...