domingo, 15 de setembro de 2013

Imprudência é responsável por 88% dos acidentes de moto em SP

Em 49% dos casos a culpa é do motociclista e, em 51%, o responsável é o motorista

Uma pesquisa coordenada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) apontou que 88% dos acidentes envolvendo motos na capital paulista acontecem por imprudência. Em 49% dos casos a culpa é do motociclista e, em 51%, pelo condutor de outro veículo, como explica a responsável pelo estudo, Júlia Greve, médica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.  
— A culpa divide-se igualmente entre motociclistas e motoristas.  
Os dados, divulgados nesta sexta-feira (13), revelam ainda que, em 71% dos acidentes, os condutores de moto excederam o limite de velocidade. A maior parte dos acidentes, 94%, aconteceram com pista seca e 67% durante o dia. Segundo Júlia Greve, o comportamento do motociclista e do motorista é o principal fator dos acidentes.   
— Há um despreparo dos condutores para direção veicular em ambiente congestionado das grandes cidades. 
O estudo mostrou também que a maioria (92%) das vítimas é homem. De acordo com o levantamento, 23% das vítimas não tinham habilitação para dirigir motocicleta e 33 % a tinham há menos de quatro anos. Das vítimas sem habilitação, 67% tiveram lesões graves. A pesquisa revelou ainda que 21,3% dos acidentados usaram álcool ou drogas. Depois do álcool, a cocaína foi a droga mais encontrada.  
Os dados foram coletados durante três meses das vítimas no local do acidente e em unidades hospitalares da zona oeste da cidade de São Paulo, como Pronto-Socorro Municipal Bandeirantes, Pronto Socorro da Lapa, Hospital Universitário da USP e Hospital das Clínicas.   
O projeto contou com a participação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfico), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além do apoio da Abraciclo (Associação Brasileira de Ciclomotores).
fonte:noticias.r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...