sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pronatec passará a ser ação permanente do governo federal

Presidenta Dilma Rousseff fez o anúncio durante a formatura de 2,5 mil alunos do programa em Minas Gerais. Cursos de qualificação profissional voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria bateram a marca de 700 mil matrículas em menos de dois anos

Uberlândia, 13 – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) será transformado em uma ação permanente do governo federal. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (13), durante a formatura de 2,5 mil alunos dos cursos do Pronatec voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria, em Uberlândia (MG). Ao justificar a decisão, Dilma garantiu que seu governo manterá a prioridade na educação e na geração de empregos.

“O Pronatec é tão importante que nós vamos torna-lo um programa permanente do governo”, afirmou Dilma Rousseff. “O Brasil precisa de ensino técnico para poder competir no mundo, precisamos para melhorar nós mesmos, a nossa economia. Sem trabalhadores especializados, com empregos cada vez melhores, ganhando melhores salários, nós não seremos e não realizaremos tudo aquilo que podemos, todo nosso potencial.”

A formatura em Uberlândia também marca uma conquista importante: em menos de dois anos, o Pronatec Brasil Sem Miséria bateu a marca de 700 mil matrículas, o que corresponde a 70% da meta do governo federal, de oferecer 1 milhão de vagas de qualificação profissional a esse público até 2014. “A gente só tem certeza de acabar completamente com a miséria e a pobreza por dois caminhos: emprego e educação para todo mundo, de qualidade. As mesmas oportunidades para todos”, disse a presidenta.

Aposta na Educação - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também entende que este é o melhor momento para se apostar na Educação e avalia que o Pronatec segue inovando, porque investe em uma parcela da população historicamente excluída do processo de desenvolvimento do país. “Nós mudamos a forma de qualificar os trabalhadores. Estamos oferecendo oportunidades, a partir das alterações que fizemos no material didático, na grade curricular, quando passamos a oferecer também cursos noturnos e, com isso, garantindo que a população de baixa renda, de baixa escolaridade, pudesse ter acesso a cursos que são de alta qualidade”, explicou.

“Hoje, oferecemos cursos pelo Senai, Senac e Senat, pelos nossos institutos federais e, aqui na região, pelas nossas universidades, portanto, os melhores cursos no Brasil e que estão sendo ofertados para a nossa população, o que nunca é favor, mas, sim, oportunidades. Oportunidade de melhorar sua renda, de participar de forma mais integral do mercado de trabalho, de montar o seu negócio também de forma qualificada. E tem dado muito certo”, analisou Tereza Campello. O evento de Uberlândia reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre alunos, convidados e autoridades, lotando a Arena Sabiazinho. Os formandos são de Uberlândia e de outros 27 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Engajamento – O engajamento e a motivação dos estudantes são, na visão da ministra, fatores responsáveis por grande parte do sucesso do Pronatec Brasil Sem Miséria. “Muita gente aqui trabalha e está fazendo o curso noturno. Muitas mulheres trabalham, estão estudando e ainda têm que tomar conta das crianças. Nós temos o orgulho de que a maioria dos nossos estudantes são mulheres, mais de 66%. São as nossas mulheres que hoje participam e fazem cursos em áreas que antes eram dominadas, exclusivas dos homens. Hoje, nós estamos em todas as áreas”, disse a ministra. “Esse é o retrato de um Brasil que quer crescer e quer crescer com o envolvimento de cada um dos brasileiros.”

Os alunos também entendem o Pronatec como espaço de formação cultural, de retomada dos planos de ensino e construção de um ambiente de amizade. “O Pronatec possibilitou que olhássemos na mesma direção, por novos horizontes, horizontes possíveis”, definiu Cibele Barbosa de Vito, formanda do curso de auxiliar de padaria e confeitaria, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

fonte:Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...