sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Maior parte dos migrantes do Brasil sai do Nordeste, segundo o IBGE

IBGE fez projeções sobre o fluxo migratório entre os estados, que está diminuindo. Mas ainda é do Nordeste que sai a maioria dos migrantes. E a Bahia aparece no topo da lista.
Jonas deixou o interior baiano em busca de emprego e passou 20 anos em São Paulo. Trabalhou no comércio e estudou enfermagem. Há um mês foi para Salvador por causa da família, mas pretende voltar para a capital paulista.
"Emprego aqui é mais difícil. Já coloquei currículo em vários hospitais e ninguém me chamou. Lá é mais fácil", conta.
Bahia foi o estado que mais perdeu população para outras regiões do país. Segundo o IBGE, em 2013 sairão mais 50.700, a maioria do semi-árido, que sofre com a seca, onde ficam mais da metade municípios.
Mas muita gente da capital também deixa para trás pais, irmãos e amigos em busca de um mercado de trabalho mais abrangente. Só em uma rua de um bairro popular de Salvador, pelo menos cinco famílias têm parentes morando no Sudeste, a maioria em São Paulo.
A de dona Maria Ninfa da Silva é uma delas. Dos 11 filhos, só duas filhas migraram. Mas a mãe sente muita falta. “Pode ter até 20, tudo é filho, a saudade é a mesma", diz.
O neto Adelson Santos Júnior quer seguir o rumo das tias. "A chance lá é maior, sabe? E aqui, se o cara for procurar, não acha muito não", explica o estudante.
Depois da Bahia, o estado que mais deve perder população em 2013 é o Maranhão. O terceiro é o Rio Grande do Sul. Na outra ponta, São Paulo é o que mais recebe migrantes.
Mas, segundo o IBGE, a tendência é que o fluxo de migração tenha uma queda nos próximos anos.
“À medida em que as condições forem melhorando, seja no sentido da infraestrutura, seja nas oportunidades de trabalho, seja também na transferência direta de renda que, em alguma medida, permite que a família se mantenha unida, essa demanda por buscar essas condições fora do estado tende a diminuir", ressalta Joilson Rodrigues, coord. do IBGE-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...