quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RS: nível do Guaíba volta a subir e atinge 2,23 metros nesta quarta

Sistema Metroclima alerta que o pico da cheia deve ocorrer entre hoje e amanhã



O nível do lago Guaíba atingiu 2,23 metros às 8h54 desta quarta-feira no sensor digital do Sistema Metroclima instalado no Cais Mauá, no centro de Porto Alegre. A medida é a mais alta do ano  - o normal fica entre 0,8 e 1,40 metro.

Segundo os meteorologistas do Sistema Metroclima, o quadro é de alerta e o pico da cheia do Guaíba deve ocorrer entre hoje e amanhã. Na segunda-feira, o nível atingiu 2,18 metro, mas baixou para 2,05 metro na manhã de ontem quando o vento sul, que dificultava o escoamento da água, perdeu força. Ainda no fim da tarde de ontem, porém, o Guaíba voltou a subir.

A elevação do nível é resultado da água vinda dos cinco rios que alimentam o Guaíba: Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí. Todos enfrentaram cheia. Por isso, a tendência é que os níveis mais altos se concentrem entre hoje e sexta, não se descartando marcas de 2,3 a 2,5 metros no cais e remoção de mais famílias que moram nas ilhas do Guaíba. 

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, 9.402 pessoas foram afetadas pela chuva que deixou o Rio Grande do Sul em alerta desde a quinta-feira. Ao todo, são 2.201 desabrigados, 7.199 desalojados, um ferido, um desaparecido e duas mortes - uma em São Leopoldo e outra em Montenegro, cidades da região metropolitana de Porto Alegre. 
Conforme a coordenação estadual de Defesa Civil, algumas pessoas já estão retornando as suas residências em Esteio. Também há confirmação de dois deslizamentos de encosta no município de Igrejinha, onde 12 casas foram atingidas, sem o registro de feridos ou vitimas. Ainda houve deslizamento em Vale Real, onde 23 casas atingidas, e Salvador do Sul, que afetou três casas. fonte:noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua visita a nosso blog,
agora de sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...